
Rios e Meio Ambiente
Principais aplicações do FLOW-3D HYDRO focadas em Rios e Meio Ambiente:
Hidráulica de Transporte
Pequenas barragens e desvios
Transporte e deposição de sedimentos
Efluentes de deságue
Hidráulica fluvial
Plumas térmicas de fluxos de flutuabilidade
Simulação de Jato Denso
Este é um exemplo conceitual que ilustra uma simulação de transporte escalar no FLOW-3D HYDRO. Neste caso, estamos observando a dispersão de uma pluma de sal em água doce. Isso é ilustrado aqui com representações de volume do FLOW-3D POST: densidade macroscópica (esquerda) e concentração de sal (direita). O modelo de física escalar pode ser usado para modelar uma variedade de aplicações: plumas de densidade variável, descargas térmicas, transporte de contaminantes, problemas de mistura, etc.
Modelo Híbrido 3D/Águas Rasas de Hidráulica de Pontes
Esta simulação do FLOW-3D HYDRO utiliza o modelo Híbrido 3D/Águas Rasas para melhor compreender e modelar de forma mais eficiente a hidráulica de pontes. A simulação acopla totalmente o modelo 3D com um modelo 2D de águas rasas em uma única execução. As áreas circundantes à ponte foram modeladas em 3D completo, enquanto as áreas a montante e a jusante do rio foram modeladas usando um modelo 2D de águas rasas.
Avaliação de Pluma Usando Transporte Escalar
Este modelo ilustra uma simulação simples de transporte escalar e está incluído como um dos exemplos incorporados na interface do usuário do FLOW-3D HYDRO. Duas entradas laterais adicionam fluido com uma concentração escalar definida ao fluxo principal em um canal retangular. Para uma entrada, a concentração escalar é definida como uma propriedade passiva, enquanto na segunda entrada, a concentração escalar é definida para modificar a densidade do fluido. Esta é uma das formas pelas quais o FLOW-3D HYDRO pode ser usado para modelar descargas de plumas para avaliações de impacto ambiental.
Transbordamento de Ponte
Pontes e bueiros podem apresentar uma hidráulica complexa quando o nível da água transborda a pista. Neste exemplo do FLOW-3D HYDRO, o nível da água sobe acima da pista e a ponte experimenta um fluxo sob pressão através da abertura e um fluxo tipo vertedouro sobre o tabuleiro da ponte. Um modelo tridimensional de dinâmica de fluidos computacional pode ajudar a quantificar as complexas perdas hidráulicas associadas a pontes e bueiros em situações de transbordamento.
Erosão na Saída de Bueiro
O FLOW-3D HYDRO possui físicas de transporte de sedimentos que permitem avaliar a erosão e deposição de sedimentos para uma variedade de aplicações. Neste exemplo, a área a jusante da saída de um bueiro consiste em material erodível. Durante a simulação, um buraco de erosão se desenvolve devido às altas velocidades que saem do bueiro. A geometria sólida e o volume aberto se ajustam dinamicamente com base na quantidade de erosão ou deposição calculada durante o passo de tempo anterior.
Veículo Arrastado pela Força da Enchente
Mesmo águas de enchente rasas podem apresentar condições perigosas para veículos tentando atravessar vias alagadas. Neste exemplo do FLOW-3D HYDRO, a física de objetos em movimento geral (GMO - General Moving Objects) foi usada para simular um veículo inicialmente estacionário. As forças das águas da enchente são capazes de arrastar o veículo para fora da pista e para baixo do aterro. A física GMO pode simular o movimento de corpo rígido, que é prescrito pelo usuário (movimento prescrito) ou dinamicamente acoplado ao fluxo de fluido (movimento acoplado). Este modelo de veículo é um exemplo da opção de acoplamento dinâmico.