Aplicações do DEFORM
O sistema DEFORM® foi inicialmente aplicado em aplicações de forjamento a quente na década de 1980. As aplicações abrangem toda a gama de produtos forjados. Peças axisimétricas (redondas) podem ser simuladas, incluindo discos de turbina, flanges, tubos de encolhimento, eixos e muito mais são aplicações de rotina. Aplicações tridimensionais incluem engrenagens, virabrequins, bielas, pistões, braços de controle, trilhos, cruzetas, implantes médicos e mais. O DEFORM faz uma melhoria significativa no tempo e no custo de desenvolvimento.
Aplicações de conformação a frio, como componentes de fixação, componentes de rolamento, corpos de velas de ignição foram relatadas no início dos anos 1990. Devido à natureza precisa do produto, mesmo pequenos defeitos podem ser um problema sério e caro. Além disso, falhas de ferramentas resultantes da alta pressão de conformação podem ser analisadas e eliminadas usando a poderosa capacidade de análise de tensão de matriz.
A simulação de usinagem foi mostrada pela primeira vez em uma Reunião de Usuários DEFORM no final dos anos 1980 por um conhecido fabricante de ferramentas. Hoje, o DEFORM-3D é a ferramenta de simulação padrão ouro, com a capacidade de simular fresamento, perfuração e até mesmo rosqueamento!
O DEFORM tem sido líder em simulação de tratamento térmico e microestrutura ao longo dos anos. O SFTC tem sido usado por principais fabricantes em aeroespacial, automotiva, energia e outros campos. Projetos de pesquisa ao redor do mundo usaram o DEFORM como a solução preferida para simulações de tratamento térmico.
Operações de conformação complexas, como rebites e fixadores estampados, são possíveis em simulações 2D e 3D. A união mecânica requer um motor FEM robusto e gerador de malha.
Aplicações de laminação variam de laminação de anéis a laminação de formas. A conformação orbital, laminação de roscas, laminação de cunha cruzada e outros processos também são possíveis.